Como escrever em inglês de forma mais assertiva?
Para o autor escrever em inglês com um maior grau de naturalidade e clareza em seu texto, é preciso que desenvolva sua capacidade de assimilar e utilizar os itens lexicais a que me referi no artigo anterior mediante o uso das ferramentas corretas, ao mesmo tempo em que aprende a fazê-lo de modo autônomo. Mas não é só. Também é necessário operar os aspectos abaixo, que também contribuem decisivamente para um texto que se deixe ler com fluência:
- sentence and text structure, já que o inglês profissional e o acadêmico exigem objetividade, concisão e simplicidade;
- vocabulary/terminology, pois precisão e critério na escolha dos vocábulos também garantem clareza e legibilidade;
- awareness of genre conventions, uma vez que a observação das características básicas do tipo de texto que se está escrevendo promove uma leitura com um mínimo de ruídos, sem falar na credibilidade que transmite ao leitor;
- register/tone, pois a inobservância desses dois fatores resultam em impropriedade e inadequação, ou seja, ruído.
Gostou da ideia? É assim que trabalhamos na Adept. Nosso curso de crafting se baseia nesses pontos. Em vez de focarmos no produto final, o texto em si, focamos no processo. Esta abordagem fará com que você desenvolva a sua habilidade de escrita. Assim, havendo maior consciência do processo, um bom produto final tende a ser uma consequência. Esse jeito de trabalhar irá habilitá-lo não só a fazer escolhas inteligentes, mas também o tornarão um escritor autônomo. Ou seja, isso se tornará presente no seu jeito de escrever em inglês, E o melhor é que isso é possível a partir do nível intermediário.
Quer saber mais? Conheça nosso programa de escrita em inglês: adept.net.br/crafting-near-native-writing