Certa vez, um aluno meu, que estava com viagem marcada para a Austrália, veio me pedir ajuda. Estava preocupado e receoso de não conseguir entender o sotaque local. Não sei como, mas a ideia me veio num flash de inspiração: por que não começar a escutar esse sotaque antes mesmo de embarcar, ouvindo as rádios locais através da Internet? Para tanto, um site excelente para se experimentar é o World Radio Map, que lista milhares de estações de rádio online por todo o mundo.
E por que é bom? Em primeiro lugar, assim é possível ouvir o sotaque local exatamente como ele é, especialmente em programas de notícias. De início, pode ser difícil, desanimador até. No entanto, em poucos dias ou semanas, com um pouquinho de perseverança, dependendo da frequência com que você se dedica a essa atividade, o seu ouvido irá começar a se ajustar aos sons, à entonação, à dicção e ao vocabulário. Para não se cansar muito, comece ouvindo por cinco minutos e vá aumentando gradualmente, à medida em que você se sentir mais confiante. Ou então pode ser uma boa ideia deixar o rádio ligado o tempo todo como se fosse uma rádio falada em português,
Outra vantagem é que você irá também acabar se familiarizando com a cultura do local, ou seja, nomes, lugares, hábitos, marcas, etc, especialmente se você estiver indo residir por alguns meses. Dessa forma, a sua adaptação à cidade pode-se tornar mais fácil e natural.
Não está convencido? Acha difícil lidar somente com o discurso falado? No YouTube, ou nos sites dos jornais locais, é uma boa ideia assistir às notícias locais em vídeo também. O mais importante é manter o seu ouvido em contato constante com o idioma.
Acesse o World Radio Map: http://worldradiomap.com